sábado, 22 de janeiro de 2011

1º Torneio de Verão de Xadrez - Guidoval

Nos dias oito e nove de janeiro realizou-se o 1º Torneio de Verão de Xadrez de Guidoval.

A competição foi organizada pelo Marcílio Vieira, Luiz Pinheiro e Ricardo Rocha que convidaram todos os enxadristas da cidade.

Por motivos diversos e alheios aos organizadores, alguns não puderem tomar parte da disputa.

Participaram da competição 10 enxadristas: Guaraci Pinheiro, Ildefonso Dé Vieira, Júlio Reis, Lucas Costa, Luiz Pinheiro, Marcílio Vieira, Márcio Jerônimo Dias, Ramon Pinheiro, Ricardo Rocha e Robson da Silva.

Por ser um torneio curto, optou-se pelo programa “Swiss Perfect”, que pode definir um vencedor em um número reduzido de rodadas.

Foram cinco rodadas, onde prevaleceu o equilíbrio entre os enxadristas, sendo que o grande vencedor foi Ildefonso Dé Vieira, com quatro pontos. Em segundo lugar ficou o jovem Lucas Costa (15 anos) com três pontos e meio. O garoto Ramon Pinheiro (13 anos) conquistou o terceiro lugar, também com três pontos e meio, perdendo para Lucas no Critério desempate.

Não foi surpresa o excelente desempenho dos jovens Lucas e Ramon, que poderiam inclusive ser os campeões da disputa, não fosse os detalhes e minúcias do jogo de Xadrez.

Como representantes da Escola Mariana de Paiva, eles já vêm se destacando nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), uma olimpíada que conta com a participação de estudantes de todo o Estado.

O Lucas Costa conquistou o quarto lugar na etapa estadual do JEMG em 2010 e Ramon Pinheiro foi campeão da zona da mata, na mesma competição em 2009.

No encerramento do torneio houve uma confraternização onde os participantes trocaram ideias e manifestaram o desejo de se encontrarem mais frequentemente para disputar partidas amistosas e promover o Torneio de Inverno em Julho.



Dé Vieira (1º lugar), Lucas Costa (2º lugar) e Ramon Pinheiro (3º lugar)


Os organizadores do Torneio Ricardo Rocha e Luiz Pinheiro entregando o troféu ao Dé Vieira

Marcílio Vieira (organizador) e o irmão Dé Vieira

Dé Vieira, entre a filha Thaís e a esposa Lourdes comemorando a conquista

Nenhum comentário: